terça-feira, 19 de março de 2013

Experiências que educam os sentidos




Por Charlon Cabral


         No último dia 07 de março a oficina de arte-educação teve a grata satisfação de aportar na cidade de Passira a terra do bordado manual.  Como é de costume o ritual de sempre, varal sendo colocados, os lenços sendo estendidos, e os olhares curiosos se transformam, dando espaço para o encantamento.  Os participantes aos poucos vão adentrando o ambiente lúdico, e como um passe de mágica são transportados para um quintal de liberdade, onde a imaginação dá espaço ao inesperado.
        A cada visita temos a certeza que o papel desse trabalho lúdico tende a contribuir muito com as reflexões sobre arte-educação no interior do estado, ampliando de forma significativa os trabalhos direcionados a educação sensorial.
        Outra grata satisfação foi ter voltado à cidade de Casinhas, onde tive muita alegria de ser recebido pelo nobre amigo Gerailton e sua maravilhosa equipe. Foram muitos momentos reflexivos, encontrei um grupo de educadores sociais preocupados em trilhar um novo e desconhecido caminho junto às crianças e adolescentes do PETI e Projovem. A experiência de ter conduzido os trabalhos lúdico junto aqueles educadores, provaram ainda mais a importância desse processo educativo como ferramenta de sensibilização e transformação.
       Mais que uma oficina, hoje o processo educativo sensorial “Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal”, permite que crianças, jovens e educadores possam de forma lúcida e educativa compreender  nosso “eu” sensível.

terça-feira, 5 de março de 2013

Reflexões Lúdicas na cidade de João Alfredo-PE



         Dando continuidade a jornada lúdica no Agreste Setentrional de Pernambuco, a oficina de arte-educação: Um Olhar Sobre o Quintal despertou muitas reflexões junto aos educadores sociais do PETI da cidade João Alfredo. A magia, toma forma ao percebermos os olhares curiosos sobre o colorido proposto para o ambiente do jogo. A música, é um convite para o início da brincadeira, tudo se transforma a partir das sensações, e os olhares curiosos de antes, se deixam mergulhar nesse portal chamado imaginação.  
Foram momentos de muitas reflexões e estímulos, onde o limite era sempre o inesperado. Os educadores se permitiram adentrar e percorrer caminhos de pura diversão. “O projeto auxilia no desenvolvimento cognitivo dos educadores contribuindo muito com os trabalhos realizados junto ao educandos, a forma como a oficina é posta em prática desperta em cada um de nós o interesse e a preocupação com o ensino da arte, e seu desenvolvimento junto às crianças e adolescentes no interior do estado”, cita um dos participantes da oficina.